Tatuagem.com (tatuagens, tattoo)

O QUE PROCURA?

Formulário de pesquisa

No Blog

Como escolher uma tatuagem

CLASSIFIQUE O ARTIGO: 
tatuagem de geisha

Por norma, quem quer fazer uma tatuagem demora meses ou até anos a decidir e igual tempo para escolher a imagem a tatuar. Há que encontrar a tatuagem perfeita, considerar o significado, o tamanho, as cores e a localização – o seu carácter permanente assim o exige.

Porquê?

Vista como uma forma de arte, a tatuagem não deve ser uma experiência integrada numa noite de copos e uma surpresa desagradável na manhã seguinte. Deve ser antes uma experiência bem pensada, para que seja até agradável de fazer e, porque não, repetir. Comece por pensar nos motivos que estão por de trás da vontade de se tatuar: É uma prenda para si? Vai marcar um momento importante na sua vida? É uma homenagem a uma pessoa importante na sua vida? Acha as tatuagens um acessório lindo e está ansiosa por vê-la no seu corpo? Será um reflexo da sua masculinidade? Todos estes motivos são mais que válidos. Descubra o seu para que mais tarde não olhe para a tatuagem descontente, porque afinal não lhe diz nada.

Onde procurar?

Nos estúdios de tatuagem não faltam catálogos com centenas de imagens ansiosamente à espera da sua vez de ser tatuada ou re-tatuada. Se não quiser arriscar muito, esta á a sua melhor opção. Se, por outro lado, sonha com uma tatuagem completamente original, então terá de dedicar algum tempo à sua pesquisa. Pense nos seus interesses e pesquise fotografias, ilustrações, livros, revistas e a Internet; ou então faça você mesmo ou peça ao seu amigo desenhador para o fazer. Utilize a sua imaginação, seja criativo e não se entregue a modas – é importante que a tatuagem seja uma reflexão de um interesse de longa data e que vai continuar a sê-lo.

Imagens vs. Letras

Enquanto artistas, muitos tatuadores também estão habilitados a elaborar um desenho através de um rascunho ou simplesmente graças a uma explicação sua. Saiba ainda que se levar uma imagem a um tatuador ele pode ainda fazer-lhe alterações de cor e/ou forma. Para além das imagens, as iniciais, palavras ou expressões também são populares e podem dizer tanto ou mais do que uma ilustração. Tenha apenas cuidado com a escolha de nomes – não vá a coisa correr mal e daqui a seis meses queira apagá-la! Não limite a sua pesquisa, muitas vezes a inspiração está onde menos esperamos. Uma tatuagem deve espelhar a sua personalidade, deve ser a “sua cara”.

Estética

Regra geral, as pessoas fazem tatuagens para serem vistas – por elas e pelos outros! E neste campo existem duas decisões fundamentais: o tamanho e a cor. As dimensões da sua futura tatuagem dependem da sua localização, ou seja, pode começar por escolher primeiro a área do corpo a tatuar e só depois escolher um desenho adequado ou vice-versa. Relativamente às cores, é escusado será dizer que uma tatuagem colorida chama muito mais a atenção do que uma tatuagem feita a preto e cinzento – depende dos seus gostos pessoais, da imagem em si e, eventualmente, da localização. Para além de expressar o significado que deseja, uma tatuagem tem obrigatoriamente de ser esteticamente agradável. Se não estiver bonita, não vai querer mostrá-la a ninguém.

Simbolismo

Tenha especial cuidado ao escolher símbolos religiosos, de outras culturas e palavras noutras línguas. Se o fizer, é importante que pesquise e descubra tudo o que há para descobrir acerca desse elemento: história, segundos significados, se exprime coisas diferentes ao ser colocado em partes do corpo distintas ou próximo de outras tatuagens. Certifique-se que os caracteres japoneses pelos quais está apaixonado significam realmente “amor” e não “ódio”. O que pode parecer espectacular para si, pode ser ofensivo para outros.

Localização

A zona do corpo que escolhe tatuar diz tanto ou mais do que a tatuagem em si – para além de poder afectar o seu significado, há que considerar o aspecto estético final. Por exemplo, o impacto visual de uma tatuagem na nuca, é diferente do que aquele causado por uma tatuagem no pé. Por outro lado, existem zonas do corpo mais populares do que outras, umas mais dolorosas do que outras. Outra decisão que terá de tomar relativamente ao local é se quer que a tatuagem seja facilmente visível pelos outros: pode ter um emprego conservador ou simplesmente porque quer que seja um segredo exclusivamente seu. Algumas áreas tornarão a tatuagem visível a toda a hora, outras vão apenas permitir um vislumbre ocasional.

Decisão final

Antes de se entregar definitivamente nas mãos de um tatuador, imprima o seu desenho e coloque-o junto à zona do corpo que pretende tatuar, observando-o nessa perspectiva durante vários dias consecutivas para ver se realmente lhe atrai. Outra opção é colocar uma tatuagem temporária para perceber se se habitua à ideia de uma tatuagem nesse sítio ou se terá de ser outro; pode fazer a mesma experiência com a tinta de henna (dura entre 1 e 4 semanas). Visite vários salões de tatuagem para se familiarizar com o meio, obter ideias e ouvir conselhos. Pense bem. Se tiver qualquer dúvida relativamente à tatuagem ou ao tatuador, não a faça. Mais vale esperar um pouco mais para se certificar.

Comentários

ENVIE A SUA TATUAGEM

Votação
Já fez uma tatuagem de henna?
Sim
40%
Não
60%
Votos totais: 789

Newsletter do Tatuagem.com