Tatuagem.com (tatuagens, tattoo)

O QUE PROCURA?

Formulário de pesquisa

Significados

Lua

CLASSIFIQUE O ARTIGO: 
mulher com tatuagem da lua

devoções, era a lua que cativava as pessoas que, por sua vez, acreditavam que este poder celestial influenciava as emoções, mas também a evolução da terra. Graças às suas fases distintas e repetitivas, a lua esteve na base da criação dos primeiros calendários – um simbolismo que ficará gravado para sempre quando se escolhe fazer uma tatuagem da lua.

Tatuagem luminosa

Apreciada pela sua beleza natural e óbvia, a lua sempre foi alvo de uma curiosidade e dedicação especial por parte do Homem que a considera algo simultaneamente intenso e delicado. Na antiga cultura egípcia existiu, antes de qualquer deus do sol, a deusa da lua Isis, venerada porque as civilizações depressa perceberam que as diferentes fases da lua tinham um impacto directo na terra, nomeadamente nas marés, na agricultura, na época de caça e até na própria vida humana e animal. Os seus ciclos previsíveis foram o impulso necessário para criar os primeiros conceitos de tempo e de calendário que ajudavam as civilizações a planear as suas cerimónias religiosas, assim como as melhores alturas para semear e apanhar os seus produtos agrícolas. Era um poder nunca antes visto e presente ainda hoje quando temos em conta que existem ainda muitas populações que, em pleno século XXI, continuam a seguir o calendário lunar. Não são apenas os astrólogos que se deixam seduzir pela simplicidade, mistério e força da lua… e a prova está na quantidade de pessoas que têm uma tatuagem desta beleza celestial.

Simbolismo

Existem diversos e curiosos simbolismos ligados à lua e às suas diferentes representações:

  • Representa a figura de mãe e do lar, bem como o carinho que emana de ambos.
  • Juntos, a lua e o sol são o Yin e o Yang; em que a lua representa a feminilidade e é um símbolo do lado mais emocional da natureza humana que está em constante mutação.
  • A junção do sol e da lua é um símbolo de amor e se existirem estrelas espalhadas à sua volta, podem representar filhos.
  • Significa luz protectora e uma força de apoio aos outros.
  • A lua é um guia para viajantes perdidos.
  • Representa a eternidade.
  • Universalmente, representa a água e as marés, mas também os ciclos femininos da menstruação.
  • Baseada na expressão “once in a blue moon”, a lua azul (que surge de longe a longe) deu-lhe ainda outro significado – o da raridade.
  • A lua está também em volta de algum misticismo supernatural, que lhe confere o poder de abençoar uma relação se o casal se beijar sob uma lua cheia; que é capaz de transformar um homem num lobo; uma pessoa normal num lunático.
  • Para homenagear a lua, os gregos construíram templos dedicados à deusa que a representava: Diana ou Artemis. Os celtas tinham em Morgana a deusa da lua e na cultura maia, a deusa da lua era a padroeira de todas as mulheres grávidas.
  • Na astrologia indiana, a lua representa a mente; e na África Central é costume as mulheres darem banho aos seus bebés recém-nascidos à luz de uma lua cheia.
  • A lua está intimamente associada aos animais que vivem de noite: lobos, coiotes, panteras, jaguares, leopardos, morcegos e mochos, entre outros.

Formas e feitios

Enquanto tatuagem, a lua pode ser representada de mil e uma formas: grande, pequena, literal, estilizada ou artística; em estilo tribal, azeteca, celta, vintage ou tipo cartoon. Isto para não falar nas suas diferentes fases – uma lua cheia, uma lua crescente ou todas as fases existentes entre uma e outra são outra opção ou então todas elas a formar uma banda em torno do braço. Com ou sem uma “cara”, a partilhar o seu espaço com o sol, tipo eclipse ou escondida por de trás das nuvens, a lua funciona como um ponto de partida perfeito para tatuar uma peça maior e mais elaborada. Devido à sua versatilidade e formosura natural, a lua raramente perde o seu impacto visual, esteja ela tatuada a preto, cinzento ou a cores. No entanto, o estilo monocromático é o mais habitual no que toca às tatuagens da lua, acrescido das sombras que são também um dos efeitos mais utilizados neste tipo de tatuagem.

Corpo ao luar

Em termos de localização, as mulheres preferem tatuar a lua no pulso, abdómen, umbigo, zona lombar, nuca e pés; enquanto os homens optam quase sempre pelo peito, ombros, braços e costas. É mais comum ver uma tatuagem da lua acompanhada de outras imagens celestiais – o sol, a terra, as nuvens e as estrelas – do que sozinha. Associar anjos, fadas e dragões à lua é igualmente popular; e não estranhe se vir um gato confortavelmente sentado ou deitado sobre uma lua cheia ou crescente, isto porque no antigo Egipto a lua era muitas vezes representada por um gato, um vez que este animal tem visão nocturna e à lua cabe-lhe iluminar os céus escuros.

Quem tem?

São muitas as celebridades que optaram por gravar, permanentemente, a imagem de uma lua no corpo, entre elas a actriz Drew Barrymore (lua crescente no dedo grande do pé direito), a supermodelo brasileira Gisele Bündchen (lua crescente e estrela no tornozelo direito), a actriz Megan Fox (lua crescente e estrela na perna direita), o vocalista dos “Slipknot” Corey Taylor (uma combinação de lua e sol no peito), a modelo brasileira Alessandra Ambrósio (lua crescente, sobre a qual está sentada um gato e encimada por uma estrela acima da nádega esquerda), a modelo brasileira Ana Beatriz Barros (lua crescente e estrela no tornozelo esquerdo)…

Comentários

ENVIE A SUA TATUAGEM

Votação
Já fez uma tatuagem de henna?
Sim
40%
Não
60%
Votos totais: 762

Newsletter do Tatuagem.com