Tatuagem.com (tatuagens, tattoo)

O QUE PROCURA?

Formulário de pesquisa

No Blog

7 vantagens de fazer uma tatuagem temporária

CLASSIFIQUE O ARTIGO: 
Mulher com tatuagem temporária

Cada vez mais pessoas aderem às tatuagens como uma forma de acrescentar mais estilo e personalidade à sua aparência. No entanto, muitas vezes existem dúvidas na hora de fazer uma tatuagem, uma vez que estamos a falar de um “acessório” definitivo no corpo. As tatuagens temporárias representam uma alternativa menos radical para aqueles que procuram uma experiência diferente, sem correr grandes riscos ou arrependimentos futuros, apresentando muitas vantagens quando comparadas às tatuagens permanentes.

1. Existem várias opções em termos de técnicas de aplicação

Quem quiser fazer uma tatuagem temporária tem a vantagem de poder escolher entre diferentes formas de aplicação, de acordo com aquilo que pretende no momento e/ou o orçamento disponível. Entre as opções mais conhecidas estão as seguintes:

  • Decalques: São a forma mais simples e menos dispendiosa de fazer uma tatuagem temporária, e não são mais do que uma espécie de autocolante que, depois de molhado, pode ser facilmente afixado sobre a área do corpo onde pretende exibir a tatuagem. Podem durar alguns dias e geralmente vão saindo com os banhos.
  • Airbrush: Esta opção é a técnica que apresenta um resultado mais semelhante ao de uma tatuagem real. Um stencil com o desenho desejado é colocado sobre a pele e é utilizado um airbrush e tinta antialérgica – aparelho próprio para a técnica, composto por uma espécie de pistola de pressão – para preencher o desenho, dando-lhe cor e vida. A duração média deste tipo de tatuagem temporária é de aproximadamente uma semana.
  • Henna: Outra forma de obter uma tatuagem temporária é com recurso a henna, uma técnica que utiliza uma tinta composta por um corante natural acastanhado, extraído da planta henna (Lawsonia inermis) e usado para desenhar tatuagens temporárias diretamente na pele. Tradicionalmente, as tatuagens henna são elaboradas com formas delicadas e complexas mas, atualmente, é possível realizar uma tatuagem henna com qualquer imagem. Diferente das restantes tatuagens temporárias, a tinta das tatuagens henna é absorvida pela pele e, embora não seja muito comum, em alguns casos pode desencadear uma reação alérgica. Esse tipo de tatuagem temporária tem uma duração maior e, com os devidos cuidados, pode manter-se impecável durante várias semanas, até o sistema imunológico do corpo reagir ao corante e o desenho começar a desaparecer gradualmente.

2. É temporário

Como o próprio nome sugere, o benefício mais conhecido das tatuagens temporários é isso mesmo – são temporárias, não permanentes! Se não gostou, pode simplesmente remover ou aguardar que desapareça, sem arrependimentos, sem ficar com a sensação que cometeu um erro e sem a preocupação de ter que passar por um processo longo e dispendioso para remover a tatuagem cirurgicamente numa clínica especializada se mudar de ideia.

3. Pode servir como teste

As pessoas podem ter a certeza que querem fazer uma tatuagem definitiva, mas podem não ter a certeza no que toca ao melhor desenho e localização do mesmo. Para além de permitir experimentar tatuagens em diferentes tamanhos, cores e locais do corpo, uma tatuagem temporária ajuda a perceber se está realmente pronto para se comprometer com uma tatuagem permanente, uma vez que o vai acompanhar durante vários dias pelo menos.  

4. Apresenta menos riscos para a saúde

Outra vantagem das tatuagens temporárias está relacionada com higiene e segurança e eventuais riscos de saúde. Enquanto uma tatuagem temporária raramente provoca alguma reação adversa, uma tatuagem permanente apresenta maiores riscos de transmissão de infeções e doenças pelo uso de agulhas e instrumentos sem esterilização adequada, além da possibilidade do desenvolvimento de reações inflamatórias ou infeciosas na área da pele onde foi feita a tatuagem, se não foram respeitados os cuidados pós-tatuagem.

5. Baixo custo

O baixo custo das tatuagens temporárias, quando comparado com o das tatuagens permanentes, é outra vantagem adicional, uma vez que é possível encontrar uma grande variedade de desenhos a preços bastante acessíveis.

6. Inexistência de dor

A dor é, muitas vezes, um fator que impede algumas pessoas de optar por uma tatuagem permanente. O uso da agulha pode ser muito doloroso, especialmente em desenhos maiores. Nos casos de tatuagens temporárias, o processo de aplicação não envolve dor ou desconforto, tornando-se mais fácil e incómodo exibir uma tatuagem nova!

7. Pode ser usada como acessório divertido

Como são de fácil aplicação, permanecem pouco tempo no corpo e apresentam riscos mínimos para a saúde, as tatuagens temporárias podem ser usadas em qualquer idade, inclusive em crianças, como um acessório divertido para usar em festas ou eventos especiais. Pode fazer uma tatuagem temática para uma festa, numa despedida de solteiro(a) todos os convidados(as) podem usar a mesma tatuagem temporária, assim como numa festa de aniversário infantil – até os miúdos já adoram exibir tatuagens temporárias!

Comentários

ENVIE A SUA TATUAGEM

Votação
Já fez uma tatuagem de henna?
Sim
40%
Não
60%
Votos totais: 1115

Newsletter do Tatuagem.com