Tatuagem.com (tatuagens, tattoo)

O QUE PROCURA?

Formulário de pesquisa

Cuidados

Como remover uma tatuagem

CLASSIFIQUE O ARTIGO: 
Remover tatuagem do braço a laser

São muitos os motivos que levam alguém a fazer algo tão permanente como uma tatuagem – há pessoas que, num impulso de paixão, tatuam o nome da pessoa que amam e que, alguns amores depois, querem removê-la. Outras que, por terem feito uma tatuagem num local mais exposto, têm profissões em que a formalidade e o protocolo se impõem, necessitando remover a marca de uma personalidade mais irreverente ou radical. Independentemente do motivo, a verdade é que pode chegar o dia em que queira remover uma tatuagem. Eis como fazê-lo.

Como se remove uma tatuagem?

O processo mais comum de remoção de tatuagens é através de laser, no entanto, existem ainda outros métodos que, apesar de já terem sido mais utilizados, continuam a ser uma opção em alguns casos: a dermabrasão (a pele é “lixada” para remover a tinta); a criocirurgia (a região onde será removida a tatuagem é congelada); e a excisão (a tatuagem é removida com bisturi e depois dão-se pontos na pele).

Nos processos de remoção de tatuagem por laser, são vários os lasers que podem ser utilizados (rubi, erbio, alexandrite), conforme os casos. O número de sessões varia muito, pois, depende do tamanho e da localização da tatuagem, da quantidade de tinta que foi utilizada e da sua profundidade. Quanto maiores forem esses fatores, maior será o número de sessões necessárias para remover essa tatuagem. Apenas a título de exemplo, um procedimento que envolva a remoção de uma tatuagem na cor preta ou azul, requer um menor número de sessões, pois é mais fácil de ser removida, visto que o preto e o azul absorvem todo e qualquer comprimento de onda utilizado pelo laser. Já cores mais específicas, como o verde ou o vermelho, são cores que absorvem muito seletivamente o feixe de luz do laser, ou seja, requerem um laser específico para o seu tom, o que implica um processo mais demorado.

Regra geral, cada sessão pode durar até 15 minutos e para remover uma tatuagem por completo, poderão ser necessárias cerca de 6 a 10 sessões, separadas, pelo menos, por uma semana. A aplicação do laser é realizada no local da tatuagem, ponto a ponto, o que torna o processo bastante trabalhoso, demorado e até doloroso.

Para remover a tatuagem, o laser envia um comprimento de onda que passa através da pele e é absorvido pelo pigmento. Como essa luz é absorvida rapidamente, o pigmento da tatuagem é destruído. Depois de cada sessão, o organismo continua a eliminar o pigmento de forma natural e a tatuagem continua a esmorecer até desaparecer por completo.

Remover uma tatuagem dói?

Se está a ponderar remover uma tatuagem, perceba que o processo não é complicado, no entanto, pode revelar-se doloroso e/ou desconfortável. Quem já fez uma tatuagem, sabe que o processo já implica alguma dor. No entanto, quem já passou pelo processo de remoção diz que remover uma tatuagem pode ser mais doloroso do que fazer uma tatuagem, descrevendo o procedimento como se estivessem “a fritar alguma coisa na pele”, como se “pingas de óleo a ferver fossem vertidas diretamente no corpo”.

Quanto custa?

É muito difícil dizer quanto custa remover uma tatuagem por completo, uma vez que depende do tipo, localização e tamanho da tatuagem, um conjunto de fatores que vai, por sua vez, ditar o número de sessões necessárias para a remover e, consequentemente, o preço. Se está a considerar remover uma tatuagem, pode sempre pedir um orçamento numa clínica especializada nesse tipo de tratamentos.

Existem efeitos secundários?

Os efeitos secundários existem, mas são mínimos, desde que o processo seja realizado por profissionais credenciados. No local da remoção, pode ocorrer um ligeiro sangramento e a pele pode ficar avermelhada, podendo persistir até algumas semanas após a intervenção. Em alguns casos mais pontuais, pode dar-se a perda de coloração da pele, infecções e, em casos mais raros, o surgimento de cicatrizes permanentes – o que implicará um consequente acompanhamento médico. Enquanto que em alguns casos, a tatuagem é removida por completo, existem outros em que algumas marcas podem persistir.

Cuidados a assegurar

Geralmente, aplica-se um creme anestésico duas horas antes de cada sessão de remoção, podendo optar-se por uma injeção anestésica no local da tatuagem. Após as sessões de remoção da tatuagem, é importante seguir os cuidados recomendados pelo profissional que o acompanha e, regra geral, recomenda-se que o local permaneça sempre limpo, nunca esfregando demais a zona durante o banho e, claro, muito cuidado com o sol (nomeadamente na praia e na piscina).

Comentários

ENVIE A SUA TATUAGEM

Votação
Já fez uma tatuagem de henna?

Newsletter do Tatuagem.com