Tatuagem.com (tatuagens, tattoo)

O QUE PROCURA?

Formulário de pesquisa

No Blog

Tatuagens de beija-flor

CLASSIFIQUE O ARTIGO: 
Tatuagens de beija-flor

Belo e colorido, o pássaro beija-flor – cuitelo ou colibri como também é conhecido – é uma opção de tatuagem linda,apreciada por homens e mulheres. Quando alguém pensa em fazer uma tatuagem de um pássaro, o beija-flor é, juntamente com a águia e o pardal, uma das escolhas mais populares.

Um pássaro que beija flores

Lindo e invulgar, o beija-flor tem várias características especiais: é bastante pequeno (6 a 12 cm de comprimento e 2 a 6 gramas de peso); tem uma plumagem colorida e bela; um bico longo e pontiagudo,assim como uma língua extensível e bifurcada que facilita o consumo do néctar que retiram das flores (mas só aquelas com mais de 10% de açúcar!); são o único pássaro que pode voar de marcha atrás e que consegue manter-se imóvel no ar, apenas com recurso ao bater rápido das asas (12-90 vezes por segundo dependendo da espécie, sendo que em algumas quase não se vê o movimento, de tão rápido que é!); o som que as suas asas fazem é muito particular; e têm um voo extremamente rápido. O beija-flor é maioritariamente tropical ou sub-tropical, o que faz com que não seja facilmente encontrado em qualquer ponto do mundo.

Uma história esvoaçante

Devido à sua beleza e características invulgares, a verdade é que o beija-flor já foi considerado uma criatura espiritual, ou seja, um pássaro ou até uma fada que viajava constantemente entre o mundo natural e sobrenatural. Os aztecas viam no beija-flor um poderoso talismã e usavam partes dos seus corpos e/ou penas como símbolos de vitalidade, energia e força – perfeito para um guerreiro. O beija-flor também teve sempre um lado romântico e, em tempos passados, as pessoas chegavam a usar os corpos ou as penas do beija-flor em torno do pescoço de forma a atrair membros do sexo oposto, mas não só – o próprio pássaro também era utilizado como ingrediente de poções de amor. As lendas dos nativos-americanos dizem que o beija-flor tentou fazer uma viagem para além do sol e os sul-americanos chegaram a acreditar que este pássaro era o responsável pelas secas que atingiam as terras.Trinidade e Tobago é conhecido como “a terra do beija-flor” e o pássaro é retratado no brasão de armas e numa moeda do país.

Significados

Os pássaros são sempre associados a valores como a liberdade, espírito livre, intuição e renascimento e o beija-flor não é excepção.No entanto, uma tatuagem deste belo pássaro também transmite outros significados como a claridade (sabem exactamente o que querem –néctar doce!), capacidade de trabalho (e sabem exactamente como obter o seu precioso néctar!), celebração, esperança, sorte e alegria. A beleza do beija-flor diz-nos para abraçarmos a vida na sua plenitude e reparar em todos os pequenos prazeres e coisas boas do dia-a-dia.

Formas e feitios

De pequenas ou grandes dimensões, não há que enganar com a tatuagem de um beija-flor, dada a beleza do próprio pássaro e das suas cores irresistíveis. Para quem aprecia tatuagens coloridas, esta pode muito bem ser a ideal, uma vez que a tatuagem de um beija-flor vive das cores escolhidas para o ilustrar. Para quem preferir um desenho menos tradicional, optar por um beija-flor tribal ou celta são outras opções igualmente válidas. Se sozinha a tatuagem de um beija-flor já é deslumbrante, então acompanhada de alguns dos seus complementos naturais, mais ainda. Não é raro ver um beija-flor tatuado em conjunto com as flores que tanto adora e cujo néctar são o seu sustento; mas também é comum associar este pássaro a plantas, vinhas, borboletas, libélulas, fadas, estrelas, nuvens, o sol e até o arco-íris.

A sobrevoar o corpo

O beija-flor é um pássaro pequeno que pode ser tatuado em virtualmente qualquer parte do corpo. Alguns dos locais predilectos incluem a zona abdominal, a zona lombar, os braços, as pernas e os tornozelos, sem esquecer os ombros, uma vez que dará a sensação de ter um beija-flor lá pousado! Como é muito comum complementar a tatuagem de um beija-flor com outros elementos, nomeadamente florais, é igualmente comum que uma tatuagem destas acabe por ser uma peça completa com um cenário de grandes dimensões – ideal para as costas, braços e pernas. Embora o beija-flor tenha uma conotação mais feminina do que masculina, não é invulgar ver homens com este tipo de tatuagem, principalmente com cenários naturais bastante elaborados e/ou contendo o nome de uma mulher especial.

Comentários

ENVIE A SUA TATUAGEM

Votação
Já fez uma tatuagem de henna?

Newsletter do Tatuagem.com