
O que é que Charlize Theron e John Mayer têm em comum? A tatuagem de um peixe carpa. O célebre peixe japonês é conhecido não apenas pela sua beleza e aspecto colorido, mas principalmente pelas suas características de determinação e de força face às adversidades da vida, isto porque são capazes de continuar a nadar contra a corrente, mesmo quando confrontados com obstáculos vários. São ambos estes motivos que também estão na base da sua popularidade enquanto tatuagem.
O encanto das carpas
O peixe japonês baptizado de carpa e venerado por esse povo, é-lo por uma razão muito simples: representa a sorte. Mas não só: a sua capacidade lutadora dentro de água, nadando contra a corrente e contra adversidades diversas para chegar ao seu destino e procriar, atribui ao peixe carpa características tão nobres como: determinação, ambição, perseverança, força, resistência, vitalidade e sucesso. É precisamente devido a este simbolismo que o peixe carpa passou a ser uma tatuagem popular, muito procurada por quem venceu grandes batalhas na vida ou para quem necessita de uma inspiração como esta para não desistir da concretização dos seus sonhos e objectivos.
Histórias marcantes para uma tatuagem marcante
Se o seu forte simbolismo e forma de estar não bastassem, o peixe carpa tem ainda outras curiosidades a ele associado. É, por exemplo, comparado aos grandes samurais uma vez que quando capturado, fica imóvel perante a faca do seu pescador, enfrentando a morte da mesma forma que enfrentou a vida, com coragem e respeito. Reza ainda uma antiga lenda japonesa que se um peixe carpa nadar toda a extensão do Rio Yellow, até um ponto chamado Dragon Gate e ainda conseguir nadar pela sua cascata acima, transformar-se-á num dragão, representando assim a transformação e a mudança na vida, sempre em prol da felicidade e do contentamento.
Tipos de carpas
Uma espécie variada e colorida, na hora de fazer uma tatuagem existem vários tipos de peixe carpa por onde escolher:
- Asagi – carpa azul-acinzentada com marcas vermelhas na barriga, dos lados e nas barbatanas
- Bekko – este tipo de carpa pode ser vermelha, branca ou amarela, mas tem sempre marcas pretas
- Hikari-Utsurimono – carpas metálicas com marcas vermelhas, brancas ou amarelas
- Hikarimono – carpas metálicas de uma cor apenas
- Hikarimoyo-Mono – carpas metálicas com mais do que uma cor, mas sem marcas vermelhas, brancas ou amarelas
- Kawarimono – uma designação geral que inclui todas as carpas não-metálicas
- Kinginrin – qualquer carpa com mais de 20 escamas cintilantes
- Kohaku – uma carpa típica, em tons de branco e vermelho
- Koromo – carpa branca com marcas delineadas em azul, preto ou purpura.
- Showa – carpa preta com marcas vermelhas e brancas
- Shusui – semelhante ao Asagi, difere no facto de ter escamas apenas nas linhas dorsal e laterais
- Tacho – baptizada em honra do pássaro nacional do Japão, o grous, também esta carpa tem um sinal vermelho na testa
- Taisho Sanke – carpa branca com marcas vermelhas e pretas
- Utsurimono – o oposto do Bekko, esta carpa é preta e pode ter marcas vermelhas, brancas ou amarelas
Carpas no corpo
Tatuar uma carpa no corpo implica não só escolher o tipo e as cores, mas também o tamanho, a posição e qualquer imagem complementar – tudo depende da interpretação e do simbolismo que se quer associar à tatuagem. Embora possa ser tatuado sozinho, o peixe carpa é muitas vezes acompanhado de outros elementos, caso da água, canas de bambu, dragões, fogo, flores, corações, o sol ou a lua. Enquanto as mulheres exibem orgulhosamente as suas carpas nos pés, pulsos, ombros e omoplatas; os homens optam por tatuá-las nos braços, ombros, costas e canelas (panturrilha), escolhendo muitas vezes tatuagens elaboradas, coloridas e de grandes dimensões.